Pesquisar este blog

terça-feira, 17 de fevereiro de 2026

Seja bem-vindo a Biblioteca do Fantasma! Sua coleção definitiva de histórias do "Espírito que Anda"!

 Há 90 anos atrás começou a ser publicado o que alguns consideram o "primeiro super-herói"... O FANTASMA! Até hoje suas histórias são publicadas em várias formas e lugares, levando muitos leitores a dúvida sobre quem é o Fantasma de fato, e o que conta ou não para sua cronologia. Algo que também cansa muito os leitores foi o excessivo número de republicações nas revistas brasileiras das editoras RGE, Globo e Saber, sempre fora de ordem, e não considerando a cronológica dos acontecimentos. A intenção desse blog é organizar sua lista de leitura, para que você saiba exatamente do que se trata cada série do Fantasma, dando assim escolha para que você mesmo defina o que pretende ler ou não - e tudo dentro da absoluta ordem de publicação, pra não deixar ninguém perdido! Eis o que você encontrará aqui (por enquanto):



AS TIRAS DIÁRIAS


Aqui está como tudo começou - as tiras diárias são publicadas até hoje, em vários jornais ao redor do mundo, se constituem no principal cânone do Fantasma. Assim como as tiras dominicais, fazem parte da cronologia oficial do personagem. As 160 primeiras delas foram publicadas em algum momento pela RGE/Globo.

AS TIRAS DOMINICAIS


Surgidas três anos depois das diárias, as tiras de domingo também fazem parte da cronologia oficial. Por um curto período, nos anos 50, elas chegaram a se integrar a mesma storyline da tira diária, e já houve casos de histórias que tem a versão das diárias (mais longas) e de domingo (mais condensadas).

AS CRÔNICAS DO FANTASMA


Produzidas na Suécia e também muito populares na Noruega e Finlândia, o famoso "Team Fantomen" é o maior produtor de histórias em quadrinhos do Fantasma do mundo, com histórias com enorme qualidade, e são um complemento a cronologia oficial, com um grande destaque as linhagens passadas do Fantasma. 

O FANTASMA EXTRA (FREW)


O Fantasma é altamente popular na Austrália, com uma revista semanal que está há mais de 60 anos nas bancas! Para dar conta da demanda, os australianos também chegaram a produzir suas próprias histórias do Fantasma, que são bastante integradas a cronologia do Team Fantomen sueco.

FANTASMA COMICS


A primeira revista em quadrinhos (comics) do Fantasma nos EUA trouxe tanto histórias originais quanto versões das tiras diárias e dominicais. Foi lançada em 1963 e publicada até o final dos anos 70, passando pelas editoras Gold Key, King Comics e Charlton Comics. As fases da Gold Key e King Comics foram publicadas pela RGE, mas as da Charlton não. Você encontrará todas aqui.

O FANTASMA (DC)


A aclamada passagem do Fantasma pela DC teve uma mini-série em quatro edições (escrita por Peter David!) e uma revista mensal de 13 edições (desenhada por Luke McDonald), oferecendo uma versão mais madura do "Espírito-que-Anda" com crítica social e política, bem ao gosto dos anos de 1980.

O FANTASMA (MARVEL)


O Fantasma depois passou pela Marvel, que no entanto preferiu versões alternativas do herói, como a mini-série com o 22º Fantasma (filho do atual) e a quadrinização do popular desenho animado "Phantom 2040".
 


O FANTASMA (moonstone)


Por quase dez anos, a editora Moonstone lançou seus próprios gibis do Fantasma nos EUA, em histórias que levam em conta o canone das tiras diárias e dominicais, mas não exige conhecimento cronológico, focando mais na ação que pode ser melhor aproveitada na grade grande de páginas inteiras de quadrinhos. 


FANTASMA: O HOMEM MASCARADO


O Fantasma também teve suas histórias próprias na Itália, onde a principal característica do herói é seu uniforme vermelho. Suas histórias em geral tem natureza mais fantástica e a luta do herói contra super-vilões, bem ao gosto dos fumettis italianos. 

AS AVENTURAS DO FANTASMA (Alemanha)


Aqui, o Fantasma é um conhecido combatente do crime, frequentemente contatado pela polícia e pelo governo para auxiliar em investigações criminais. O Fantasma raramente usa o disfarce do Sr. Walker, mas seu traje quase não causa reações nas pessoas que encontra.

O FANTASMA (BRASIL)


O Brasil, através da Rio Gráfica Editora, também produziu suas próprias historias do Fantasma, e assim como os suecos, respeitou bastante a cronologia da tiras de jornais. Nós vamos trazer todas com numeração própria e pesquisando e creditando seus autores, que não eram identificados pela RGE. 


O ÚLTIMO FANTASMA


Em 2010 a Dynamite ofereceu uma versão alternativa/atualizada do 21º Fantasma, concebida por Alex Ross e desenvolvida pelo roteirista Scott Beatty e o desenhista brasileiro Eduardo Ferigato. Como objetivo de capturar novos leitores, a série divide opiniões entre os fãs mais veteranos. 

O FANTASMA (hermes)


A editora Hermes focou mais em republicar o Fantasma na sua gestão do Fantasma, no entanto, também lançou algumas graphic novels e one-shots com histórias inéditas do Espírito que Anda. Veja quais foram elas nesse tópico!



O FANTASMA ATACA


A  Lightning Strike Comics é uma editora que publica o Fantasma na Irlanda, e resolveram criar também histórias próprias, feita por artistas irlandeses, americanos e ingleses. "The Phantom Strike" é o nome da revista mensal que eles criaram, mas eles lançaram outras publicações com novas histórias também. 

LENDAS DO FANTASMA


Defensores da Terra, King's Watch, Lothar como o Fantasma, e outras versões alternativas do Espírito que Anda estarão aqui! Nada disso é canônico, mas por que não podemos nos divertir?

 


O FANTASMA RESSURGE


A Mad Cave Studios é a mais nova editora do Fantasma nos EUA e acabou de lançar um novo gibi do herói por aquelas bandas, com histórias ecritas por Ray Fawkes (colaborador costumeiro da Marvel e DC, tendo já trabalhado principalmente com Batman, John Constantine e Wolverine) e desenhadas por Russell Mark Olson, uma nova promessa dos quadrinhos.




AS TIRAS DIÁRIAS (1936 - Atualmente)

 O FANTASMA estreou nas tiras em quadrinhos para jornais nos Estados Unidos em 17 de fevereiro de 1936. Desde então, há 90 anos, todos os dias, de segunda a sábado, suas aventuras continuam sendo contadas em jornais nos EUA e ao redor do mundo até hoje. 

No Brasil, muito cedo essas tiras eram publicadas de forma agregada, geralmente semanalmente, outras vezes direto numa compilação que trazia uma aventura completa. A principal fonte de histórias das revistas do Fantasma no Brasil foram as tiras diárias, que são (junto com as tiras dominicais) o que a King Features Syndicate considera o cânone oficial do personagem. 

Aqui você encontra cada tira em ordem de publicação, em compilações que seguem a própria lista determinada pela King Features, e que é a base de dados para o Guia dos Quadrinhos e a Phantom Wiki, a maior autoridade em Fantasma na internet.

As Tiras Diárias podem ser classificadas em quatro fases distintas:

A ERA DE OURO: Do número 01 ao 81, inicialmente desenhada por Ray Moore, depois por seu assistente Wilson McCoy, as histórias que construíram a mitologia do Fantasma. As primeiras histórias são mais épicas, no entanto, a partir do final da segunda guerra, e principalmente nos anos 50, as histórias tomaram um rumo mais inocente e fantasioso devido a perseguição do macartismo que via os quadrinhos com maus olhos. 

A ERA DE PRATA: No número 82 o desenhista Sy Barry faz sua história e moderniza o Fantasma, e o roterista Lee Falk também parece se renovar, criando vários clássicos no período. É a fase favorita da maioria dos fãs do Fantasma.

A ERA DE BRONZE - Ainda com Barry nos desenhos, em 1978, na história número 136, "O Casamento do Fantasma" começa uma nova era para o herói, que nos anos 80 terá que começar a lidar com os inegáveis problemas sociais e políticos da África, dando mais seriedade às histórias. 

A ERA MODERNA - O criador/roteirista Lee Falk morre em 1999, e na aventura nº 196 assume o escritor Toni DePaul, que até hoje escreve as histórias das tiras diárias do Fantasma. São histórias onde os filhos de Fantasma e Diana crescem, e no momento cronológico atual, o 21º Fantasma é um homem de meia-idade, possivelmente com pouco mais de 50 anos, mas ainda exercendo seu papel com enorme vigor físico. 


002
 003
BAIXAR  

006
007
BAIXAR  

010
011
012
EM BREVE