O FANTASMA estreou nas tiras em quadrinhos para jornais nos Estados Unidos em 17 de fevereiro de 1936. Desde então, há 90 anos, todos os dias, de segunda a sábado, suas aventuras continuam sendo contadas em jornais nos EUA e ao redor do mundo até hoje.
No Brasil, muito cedo essas tiras eram publicadas de forma agregada, geralmente semanalmente, outras vezes direto numa compilação que trazia uma aventura completa. A principal fonte de histórias das revistas do Fantasma no Brasil foram as tiras diárias, que são (junto com as tiras dominicais) o que a King Features Syndicate considera o cânone oficial do personagem.
Aqui você encontra cada tira em ordem de publicação, em compilações que seguem a própria lista determinada pela King Features, e que é a base de dados para o Guia dos Quadrinhos e a Phantom Wiki, a maior autoridade em Fantasma na internet.
As Tiras Diárias podem ser classificadas em quatro fases distintas:
A ERA DE OURO: Do número 01 ao 81, inicialmente desenhada por Ray Moore, depois por seu assistente Wilson McCoy, as histórias que construíram a mitologia do Fantasma. As primeiras histórias são mais épicas, no entanto, a partir do final da segunda guerra, e principalmente nos anos 50, as histórias tomaram um rumo mais inocente e fantasioso devido a perseguição do macartismo que via os quadrinhos com maus olhos.
A ERA DE PRATA: No número 82 o desenhista Sy Barry faz sua história e moderniza o Fantasma, e o roterista Lee Falk também parece se renovar, criando vários clássicos no período. É a fase favorita da maioria dos fãs do Fantasma.
A ERA DE BRONZE - Ainda com Barry nos desenhos, em 1978, na história número 136, "O Casamento do Fantasma" começa uma nova era para o herói, que nos anos 80 terá que começar a lidar com os inegáveis problemas sociais e políticos da África, dando mais seriedade às histórias.
A ERA MODERNA - O criador/roteirista Lee Falk morre em 1999, e na aventura nº 196 assume o escritor Toni DePaul, que até hoje escreve as histórias das tiras diárias do Fantasma. São histórias onde os filhos de Fantasma e Diana crescem, e no momento cronológico atual, o 21º Fantasma é um homem de meia-idade, possivelmente com pouco mais de 50 anos, mas ainda exercendo seu papel com enorme vigor físico.





.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)

Nenhum comentário:
Postar um comentário